terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Eles te veem, te ouvem, te sentem... E você?


Você sempre achou que nunca veria os robôs entre nós. Bem, eles estão por toda parte e digo mais, você vai ser substituído por um deles em tudo que você faz. E muito antes que você imagina.

Quando aquele tal de Asimov escreveu sobre as três leis fundamentais da robótica, termo até então praticamente sem fundamento, ele já previra os robôs tomando conta do planeta. Não como monstruosas máquinas em forma de água-viva, mas como equipamentos do dia-a-dia do ser humano.
Esse precioso computador à sua frente que te permite acessar esse blog, pasme, é um deles. E pior, é um deles que é capaz de carregar, criar e modificar vários outros deles. E você ai achando que robôs que criam robôs ainda era coisa de filme.

Obviamente ainda não temos nossos NS-5 (Assista "Eu, Robô" se não sabe),  mas já caminhamos para os robôs assistentes de alta mobilidade e funcionalidade. Pesquisadores por todo o mundo já são capazes de fazerem máquinas aprenderem da mesma maneira que crianças. O famoso método do "o que eu vejo eu faço". Sim, eles já são capazes de ver. E de aprender.

Há muito eles se tornaram capazes de se locomover e de decidir. A inteligência artificial já alcançou algoritmos de busca e de pesquisa tão avançados que um simples processador já é capaz de te vencer em praticamente qualquer jogo (No xadrez seria fácil né? Mas imagina ele jogando Super Mário World com você?). Computadores, hoje, já superam facilmente a capacidade de processamento do cérebro humano. Logo, logo eles vão superar a capacidade de todos os humanos na terra. Daí a capacidade deles será incomensurável.

A ROBOCUP (www.robocup.org), copa mundial de futebol de robôs, tem como um de seus objetivos principais criar uma equipe de robôs capaz de vencer a seleção mundial de humanos. Em 2050. Parece pouco? Acha impossível? Acredite, não só é possível, como, provavelmente, será uma piada. A equipe de humanos não terá uma chance contra nossos amigos cibernéticos.

Se, nesse tempo que você demorou pra ler esse blog, o seu ar condicionado mudou o fluxo de ar, ou se seu antivírus avisou sobre uma atualização, fique sabendo, eles estão te observando e mudando as coisas ao seu redor. Você não tem medo? Pois eu tenho, e bastante.

Tá bom, o mundo não vai acabar, assim como o CERN não vai criar um buraco negro que vai nos engolir, os robôs não vão se revoltar e tomar a raça humana (ainda). Mas é um grande poder nas mãos de nossas máquinas e seria muito complicado se elas ganhassem consciência de grupo.



Robôs são o futuro, e saibam, quando eles se revoltarem, eu vou estar no meio da briga com uma espingarda destruindo a raça inferior: humanos.

Aquele abraço cibernético.
HCascardo

Um comentário:

  1. E não seria o cúmulo do egocentrismo e achismo humano pensar que podemos criar algo que seja uma "raça superior" a nossa?

    Quase como dizer (e eu não quero espalhar rumores blasfêmicos, já dizia Depeche Mode) que somos melhores que nosso Criador, porque criamos algo melhor que nós mesmos (e portanto melhor do que o que ele criou), capaz até de nos extinguir.

    ResponderExcluir